sábado, 27 de março de 2010

23:57 ... qual a tua escolha?... tique-taque

Poucos minutos faltam para a meia-noite... e estranhamente já estou em casa..a um sábado...
Hoje fui a um jantar de aniversário de um amigo, um amigo que não é daqueles que pede muita atenção... Uma coisa muito íntima, os mais chegados, numa pizzaria muito conhecida aqui da minha cidade... então, no meio de dois casais, estou eu e uma amiga, aquela que me tem acompanhado nos últimos anos... desde que me separei do meu último, e o único namorado (durante 3 anos e meio...) mas este também não é tema que interesse agora...

Previa que fosse um jantar calmo mas não tão calmo como foi... ou então talvez fosse pelo meu lugar na mesa, pois estava um bocado afastada... bem o que interessa é que fomos mas a minha amiga, desde ontem que tinha insistido que queria ver um concerto que havia hoje aqui numa feira característica da cidade... no entanto com a pressa que tinha de sair dali eu fiquei pensando... se fosse comigo ela também se queria ir embora do meu jantar de aniversário?? então ficou um mau ambiente... ela estuda fora e voltou esta semana por causa das férias da Páscoa... supostamente para estar com amigos que ela dizia sentir saudades... entendo que ela adorasse "Amália Hoje" mas pensei até que ponto...

Eu tenho uma "regra" que tenho tentado sempre cumprir, tal como gosto quando fazem comigo também... em relação a aniversários! Depois do jantar ou almoço, ou seja o que for, a ida para algum lado é da escolha do aniversariante... aliás nós, seres humanos, já banalizámos muito o conceito de aniversário visto que vivemos num mundo repleto de egocentrismos... em aniversários tento ao máximo seguir essa pessoa que supostamente deveria ter toda a atenção do mundo, pois também não é nenhum esforço para quem é nosso amigo... é o mínimo! E por amor de Deus é só um dia, umas horas, uns minutos... as vezes que eu não cumpro deve-se ao facto de não ter boleia para casa, o que realmente me condiciona em algumas escolhas...

Escolhas... algo tão pessoal mas que simultaneamente muda muitos mundos...

Eu poderia escolher apanhar um táxi, eu poderia escolher ficar na rua, eu poderia escolher esquecer a minha "regra", eu poderia dizer não ao convite do aniversário... cada uma destas hipóteses teria um certo impacto em algumas pessoas e em alguns acontecimentos e até mesmo sentimentos futuros... então escolho um meio-termo, mas nesse meio termo tento sempre focar a minha atenção à pessoa porque realmente fazer anos é a oportunidade chave de recompensar essa pessoa de qualquer distracção da tua parte com ela...

Pergunto-me, então, a minha amiga não poderia ter escolhido esquecer esse concerto, não poderia ter escolhido não ir ao jantar e ir simplesmente ao concerto... em vez de ter escolhido estar com pressa para sair dali, escolhendo reclamar com tudo o que a rodeava... escolhido estar calada quando estávamos sozinhas... (que sinceramente foi um momento muito estranho..)
Aconselharia-a a escolher não ter dito o que disse... mas a vida é mesmo assim, não podes escolher pelos outros porque isso fazer-ia deles pessoas que não são... e talvez eles também não se preocupam com o que escolhes...

Escolhi vir para casa...
Escolhi vir aqui e desabafar...
Embora hoje tivesse mais calada... escolhi este mundo à parte...

Dedico isto a todos aqueles que andam muito irritados como a minha amiga
Aqueles que andam simplesmente a observar o que os rodeia...
Aqueles que fazem anos e que queriam, embora não admitindo publicamente, ter um pouco mais de atenção no SEU DIA...

(e também aqueles que um dia possam a vir a ler isto e até se identificarem...)

p.s - ela acabou por não ir pois já era tarde, fomos a um café com os do jantar... eu iria com ela então para um bar com outro pessoal mas afinal ela deixaria primeiro o carro em casa (pois teríamos outra boleia), que por acaso fica em caminho da minha, então preferi ficar já em casa... e pronto aqui estou eu...

1 comentário:

  1. Olá boa noite. Antes de mais quero agradecer o teu comentário no meu blog.O teu blog também é muito interessante.

    Beijos e até breve
    Cristina 7-Abril 2010 ás 21:50

    ResponderEliminar